sábado, 5 de julho de 2014

10 melhores filmes de ficção científica de todos os tempos

Os filmes de ficção científica chamam a atenção pela qualidade das trilhas sonoras e pela criatividade de seus enredos. Assim, muitos deles foram considerados obras primas, recebendo vários prêmios e conquistando o público no mundo todo. Veja alguns desses filmes, e relembre o sucesso de cada um deles.


2001 - Uma Odisseia no Espaço
Ano: 1968
Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood e William Sylvester.
Enredo: Uma equipe de astronautas vai à Júpiter para investigar um monolito misterioso. Mas, quando o computador que controla a nave entra em pane, ele tenta eliminar os tripulantes para ficar no comando.
Por que está entre os melhores de todos os tempos? Com um roteiro criativo e imagens bem avançadas para a época, o filme foi inovador e conquistou o público. Além disso, 2001 recebeu três indicações para o Oscar e ganhou o prêmio de Efeitos Especiais. Também foi um sucesso de bilheteria, faturando US$ 21 milhões apenas em sua estréia.



Blade Runner

Ano: 1982
Elenco: Harrison Ford, Rutger Hauer e Sean Young.
Enredo: Um tipo de robô, mais forte que o ser humano, é usado como escravo na colonização de outros planetas. Quando um grupo deles provoca um motim, eles ficam proibidos de pisar na Terra. Os policiais, chamados de Blade Runner, devem eliminar os intrusos.
Por que está entre os melhores de todos os tempos? Foi indicado para vários prêmios, incluindo dois ao Oscar e um para o Globo de Ouro. Conquistou o BAFTA de melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor figurino.

Star Wars IV

Ano: 1977
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford e Carrie Fisher.
Enredo: O tio do jovem Luke compra dois robôs e encontra uma mensagem da princesa Leia sobre os planos para construção de uma estação espacial, que tem capacidade para acabar com o planeta. Luke se alia aos cavaleiros Jedi na tentativa de destruir a ameaça.
Por que está entre os melhores de todos os tempos? Foi um filme bastante premiado, que revolucionou o cinema e conquistou milhares de fãs pelo mundo todo. Conquistou o Oscar em sete categorias, incluindo a de melhor filme.Também foi indicado para o Globo de Ouro em quatro categorias, sendo premiado com a melhor trilha sonora.




Ano:
 1979
Elenco: Sigourney Weaver, Tom Skerritt e John Hurt.
Enredo: Ao investigar os sinais de um asteroide, um dos tripulantes é atacado por um alienígena. Sem notar, ele leva para dentro da nave um embrião, que causa terror aos tripulantes.
Por que está entre os melhores de todos os tempos? Fez um grande sucesso de bilheteria, que rendeu três sequências. Venceu o Oscar de melhores efeitos visuais e ganhou o Saturn Awards em três categorias, incluindo a de melhor filme de ficção científica.




Ano:
 1971
Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee e Michael Bates.
Enredo: O líder de uma gangue do futuro é preso e opta por participar de um programa, para ter sua pena reduzida. Com isso, ele vira cobaia de experimentos que visam acabar com os impulsos destrutivos dos homens.
Por que está entre os melhores de todos os tempos? Foi indicado para quatro categorias do Oscar e para três do Globo de Ouro. Também recebeu sete indicações ao BAFTA e duas ao NYFCC. Laranja Mecânica foi indicado na categoria de melhor filme e melhor diretor para todos esses prêmios.




Ano:
 1951
Elenco: Michael Rennie, Patricia Neal e Hugh Marlowe.
Enredo: Um disco voador traz um humanoide que pede paz aos terráqueos. Ao invés disso, um soldado o ataca e desperta a fúria do robô que veio para protegê-lo. O robô destrói o capitólio, mas o humanoide pede para ele parar com o ataque, e vai para o hospital para conhecer melhor o ser humano.
Por que está entre os melhores de todos os tempos? Conquistou o Globo de Ouro como o melhor filme para a promoção do entendimento internacional. Em 1995, foi escolhido para preservação pelo Registro Nacional dos Estados Unidos, da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.


Ano: 1982
Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore e Peter Coyote.
Enredo: Um alienígena é esquecido na Terra e faz amizade com um menino que procura protegê-lo contra pessoas que querem capturá-lo para fazer estudos.
Por que está entre os melhores de todos os tempos? Recebeu nove indicações para o Oscar e foi o vencedor em quatro categorias. Também obteve onze indicações para o BAFTA e levou o prêmio na categoria de melhor trilha sonora. Foi considerado o melhor filme drama e a melhor trilha sonora para o Globo de Ouro.




Ano:
 1927
Elenco: Brigitte Helm, Alfred Abel e Gustav Fröhlich.
Enredo: O filme se passa em 2026 e a população está dividida em duas classes sociais. A classe operária é escravizada e vive num mundo subterrâneo. Para que seja possível uma revolta operária, o chefe da cidade encomenda a construção de um robô, que deve ser idêntico à líder do grupo, Maria.
Por que está entre os melhores de todos os tempos? Esse filme alemão foi inovador e considerado avançado para a época. Devido ao grande sucesso, foram lançadas novas versões do filme, que é um clássico e uma referência do gênero.




Ano:
 1968
Elenco: Charlton Heston, Roddy McDowall e Kim Hunter.
Enredo: Um astronauta descobre um planeta onde os macacos falam e os homens são mudos. Lá os homens são escravizados pelos macacos.
Por que está entre os melhores de todos os tempos? A ideia é bastante original e o final é surpreendente. Recebeu três indicações para o Oscar e foi premiado com o Oscar Especial de Maquiagem para John Chambers. O filme rendeu quatro sequências e foi refilmado em 2001.




Ano:
 1977
Elenco: Richard Dreyfuss, François Truffaut e Teri Garr.
Enredo: Um chefe de família de uma pequena cidade americana pressente a chegada de alienígenas e procura investigar o local de contato dos extraterrestres .
Por que está entre os melhores de todos os tempos? Levou o Oscar em duas categorias e recebeu outras sete indicações. Recebeu quatro indicações para o Globo de Ouro, incluindo a de melhor filme de drama. Ganhou o Grammy de melhor trilha sonora e o BAFTA de melhor direção de arte. Foi considerado o melhor filme estrangeiro para a Academia Japonesa de Cinema e para o prêmio David di Donatello na Itália.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

THOR: 10 CURIOSIDADES SOBRE O PERSONAGEM

Embarcando na onda do novo filme do Deus do Trovão, resolvi unir diversas curiosidades sobre a história de Thor que podem ajudar a conhecer...