sábado, 26 de julho de 2014

Os 10 Melhores Jogos de Atari

Atari - Top Ten Games - AntonioBorba.com
#01 – River Raid
#01 - River Raid - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comO famoso “jogo do aviãozinho” é, antes de tudo, umprodígio de programação. Em uma época em que os recursos de hardware eram limitados, Carol Shaw (sim, uma mulher) programou esse fantástico jogo com 256 telas ou fases em apenas 4Kb de ROM.
Isso foi possível devido a uma complexa equação. As fases não são desenhadas como nos games atuais, mas sim geradas a partir de um algoritmo incremental que define diversos elementos e seus posicionamentos na tela.
Por incrível que pareça, nunca foi meu jogo preferido. Entretanto, não há dúvida de que é um dos jogos mais famosos do Atari até hoje, amplamente pirateado na época e o 8º mais vendido da marca. Outro grande destaque, em minha opinião, é a soberba combinação de cores, que contribui para a imagem clássica que qualquer apreciador sempre lembrará – além de ser uma excelente opção para regular as cores de nossos Ataris antigos.
Curiosamente, Carol Shaw nunca mais fez um game de destaque como esse. Aliás, suas posteriores contribuições foram escassas e muito diversas de sua obra-prima, com destaque para Happy Trails(Intellivision) e Super Breakout (Atari), este último, um dos meus preferidos.
#02 – H.E.R.O.
#02 - H.E.R.O. - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comH.E.R.O. ou simplesmente Hero – sem dúvida alguma, um dos melhores e mais criativos games de todos os tempos até hoje, o que dirá na época em que foi feito.
Um dos poucos jogos com “level design” da época Atari, esse game vai muito além dos seus precursores ao proporcionar desafios cada vez mais elaborados – e isso com apenas 8Kb de ROM.
De fato, Hero é tão fantástico que torna impossível simplesmente descrevê-lo para quem não o conhece.
Portanto, recomendo enfaticamente que você assista aovídeo produzido pelo meu amigo Eric Fraga - uma verdadeira homenagem e lição de jogabilidade rumo ao seu destino como número 1 no rank do Xbox.
Curiosamente, esse jogo não entra nos mais vendidos, até porque foi lançado em 1984, época do crash da indústria de videogames. A obra de arte da Activision simplesmente não teve tempo de atingir sua audiência e por isso, até hoje, esse cartucho tem uma raridade intermediária. Não é fácil de achar e todos os colecionadores querem ter.
#03 – Pitfall!
#03 - Pitfall! - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comE assim nasceu o side scroller ou jogo de plataforma.
As aventuras de Pitfall Harry sempre me fascinaram, desde criança. Imaginem que, na época do Atari, esse tipo de jogo simplesmente não existia. Super Mario foi surgir anos depois.
Dessa forma, mais que pular na cabeça de crocodilos, a criançada era levada a imaginar o que se esconderia atrás da próxima tela. Dúvida tais como “Será que o jogo tem fim?” eram verdadeiros enigmas em uma época em que a Internet não existia. Simplesmente não havia Google para pesquisar.
Implementação genial a partir de uma ideia bem concebidaPitfall!, na época, foi o segundo jogo mais vendido. Até hoje é desenvolvido em novas versões, demonstrando que o tema não cansa.
#04 – Frostbite
#04 - Frosbite - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comEssa escolha não é nada óbvia. Longe de ser um dos jogos mais conhecidos, Frostbite é um jogo apreciado pelos conhecedores de jogos.
Um dos meus preferidos na época, em suas fases mais avançadas exige intensa coordenaçãoconcentração eraciocínio rápido, desafiando até os jogadores mais experientes ainda nos dias de hoje.
Novamente, a criatividade da Activision levou ao desenvolvimento de um conceito único. As bases para os games de hoje em dia foram todas criadas na época, quandomuitas das ideias eram originais e pioneiras, eFrostbite é uma prova disso.

#05 – Montezuma’s Revenge
#05 - Montezuma's Revenge - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comEssa é uma escolha ainda menos óbvia que o jogo anterior. Na verdade, é uma escolha um bocado obscura.
Lançado pela empresa Parker Bros., esse game de plataforma cujo layout lembra uma mistura de Mario Bros.com Pitfall!, é um dos preferidos pelos jogadores mais hardcore, que o consideram bem produzido e único.
De fato, pela própria animação ao lado, pode-se perceber a variedade de telas que compõem esse criativo game, o que não era comum na época.


#06 – Enduro
#06 - Enduro - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comÉ quase impossível acreditar que Enduro não tenha entrado na lista dos jogos mais vendidos.
Aparentemente, o sucesso desse jogo no Brasil era bemmaior que em outros países, pois, na indústria nacional, a pirataria do cartucho disputava a colocação com River Raid e Pitfall!
Seja pela devoção do brasileiro ao automobilismo ou outro motivo qualquer, fato é que esse jogo podia ser vistona tela de todo garoto feliz proprietário de um Atari.
Até hoje, alguns de meus amigos nerds passam horas jogando Enduro e batendo seus recordes. Interessante e gostoso de jogar, ainda assim nunca esteve na minha lista de favoritos.
#07 – Seaquest
#07 - Seaquest - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comSeaquest é, mais uma vez, uma escolha menos óbvia a integrar a lista dos dez mais.
Jogo divertido e interessante, certamente fez parte das minhas sessões de videogame.
Mais uma vez, pode-se observar a diversidade de tarefasque cabe ao jogador, características dos games daActivision: derrotar ondas de inimigos resgatando mergulhadores e levando-os à superfície. Ao mesmo tempo, abastecer o submarino com oxigênio.
Ainda assim, esse jogo não faz parte do meu ranking pessoal dos melhores.

#08 – Demon Attack
#08 - Demon Attack - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comCuriosamente, eu joguei muito o game irmão de Demon Attack nos fliperamas da época, que se chamavaPhoenix. Joguei muito pouco, entretanto, no Atari.
O objetivo aqui é enfrentar hordas de demônios alados. O diferencial do jogo é que os inimigos possuemmovimentos erráticos e soltam toneladas de bombas. Enquanto no Phoenix, se os inimigos não forem atingidos no centro, perdem uma asa e continuam vivos, no Demon Attack, a partir de certa fase, os demônios se dividem em seres menores após atingidos.
Segundo os conhecedores, é um dos melhores games para o Atari. Eu não creio que a oitava colocação seja justa nesse caso, justamente devido ao próximo…

#09 – Megamania
#09 - Megamania - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comEmbora eu não entenda o motivo do nome, Megamaniasem dúvida alguma merece seu lugar nos Top Ten, mais ainda que o anterior, Demon Attack.
Nesse frenético shooter, você enfrenta inimigos bastante desafiadores de uma forma nada convencional – scrolllateral que vai abaixando progressivamente até achatar sua nave no canto inferior da tela.
Um jogo que, até hoje, exige a máxima concentração do jogador, Megamania é interessante e inovador. Merecia uma colocação melhor na lista.


#10 – Keystone Kapers
#10 - Keystone Kapers - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comOficial Kelly persegue Harry Hooligan em uma loja de departamentos. Em uma clara sátira/homenagem aos policiais britânicos, seu objetivo é chegar ao bandido no menor tempo possível, desviando de uma série de obstáculos, podendo escolher entre elevadores e escadas rolantes para chegar ao andar seguinte.
Esse jogo é bastante desafiador e suas fases mais avançadas são extremamente difíceis. Aviões, ioiôs e carrinhos de supermercado se movem em velocidade cada vez maior, exigindo coordenação perfeita para completar a fase.
Sem dúvida, Keystone é um dos games mais interessantes da geração Activision. Seu design, até hoje, é bastante original e único. Ao fundo dos prédios pode-se observar uma característica fundamental da geração 2600: um famoso “Atari Sky“, nome utilizado para denominar os céus em degradê tão comuns nos jogos do rei dos consoles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

THOR: 10 CURIOSIDADES SOBRE O PERSONAGEM

Embarcando na onda do novo filme do Deus do Trovão, resolvi unir diversas curiosidades sobre a história de Thor que podem ajudar a conhecer...