segunda-feira, 23 de outubro de 2017

THOR: 10 CURIOSIDADES SOBRE O PERSONAGEM

Embarcando na onda do novo filme do Deus do Trovão, resolvi unir diversas curiosidades sobre a história de Thor que podem ajudar a conhecer melhor o personagem.
Imagem relacionada
Na história que todos conhecemos, os nove mundos de Asgard são ligados pela Ponte do Arco-Íris (Bifrost), que é guardada por Heimdall, o eterno guardião. Thor possui um irmão adotivo chamado Loki, o traiçoeiro deus das trapaças e mentiras. Devido à sua má índole e à inveja que sente por Thor ser o filho mais querido de Odin, Loki está sempre a tramar a morte do irmão e a posse de Asgard. Além dessa história, será que você conhece algumas outras curiosidades sobre Thor?

1 – Alguém mais forte que o Hulk.

O herói foi baseado no deus do trovão originário da Mitologia Nórdica, ele foi criado por Stan LeeLarry Lieber e Jack Kirby, com colaboração de Joe Sinnot. Sua primeira aparição foi na revistaJourney into Mystery #83, publicada nos EUA em 1962.

“Como você cria alguém mais forte do que o ser mais forte? Não faça dele humano – faça dele um deus.”

Foi assim que Stan Lee descreveu a origem de Thor, criado para ser mais forte do que o herói mais poderoso do Universo Marvel (pelo menos na época), o Hulk.
classic-thor-and-hulk

2 – A verdadeira mãe de Thor.

Odin, o deus supremo de Asgard, é de fato pai do nosso herói nórdico, mas diferente do que muitos pensam, sua mãe é na verdade Jord, a deusa da Terra (também chamada de Midgard ou Gaia) e Frigga, a esposa de Odin, é sua mãe adotiva. Thor não é nem mesmo asgardiano, ele nasceu em uma caverna na Noruega, mas Odin o levou para ser criado no reino celeste.
fto_ft1_10340

3 – Mjolnir.

Mjolnir é o nome do poderoso e mitológico martelo de Thor. A arma é feita do metal Uru, existente em Asgard e forjado pelos Deuses ferreiros de Asgard Brokk e Eitri, no coração de uma estrela prestes a morrer. O martelo só pode ser levantado por alguém de grande moral e integridade, sendo ainda capaz de invocar os elementos – vento, chuva, raios – quando arremessada, sempre retorna à mão do possuidor e também abre portais dimensionais. No martelo existe uma inscrição que diz: “Aquele que empunhar este martelo, se for digno, possuirá o poder de… THOR”.
fto_ft1_10349

4 – Muitos tentaram e poucos conseguiram.

O martelo possui uma vantagem e também uma desvantagem. O lado positivo é que quem não for digno, não terá poder o suficiente para levantar a arma, mas se a pessoa for digna, ela não só consegue levantar o martelo como também terá todos os poderes do Deus do Trovão! Nos quadrinhos alguns personagens já foram capazes de erguer o Mjolnir, entre eles estão: Superman e Mulher Maravilha (Em diferentes crossovers entre a Marvel e a DC), Capitão América e alguns outros personagens. É possível ainda driblar a proteção mágica criada por Odin. Uma destas formas é usando magia, mas também é possível levanta-lo com força bruta (entenda que precisa ser realmente MUITO forte pra isso). Um personagem que conseguiu levantar o Mjölnir na força foi o Hulk Vermelho, mas ele teve uma ajudinha de um ambiente com menor gravidade.
1102182-rulk_v_thor_super

5 – O martelo de Thor teve seu peso calculado.

Neil deGrasse (provavelmente, o astrofísico mais famoso da internet) afirmou que caso Mjolnir existisse e tivesse sido mesmo sido forjado no coração de uma estrela prestes a morrer, ele pesaria o equivalente a uma manada de 300 bilhões de elefantes.
martelo-620x350

6 – Antes de Chris Hemsworth.

Thor já apareceu na televisão bem antes do filme da Marvel Studios interpretado por Chris Hemsworth. Em 1988 o herói foi interpretado pelo ator Eric Allan Kramer no longa “A Volta do Incrível Hulk”, que é uma continuação da série de TV protagonizada por Bill Bixby e Lou Ferigno.
incredible-hulk-thor

7 – A fúria.

Quando Thor está em grande perigo e numa batalha altamente complicada ele pode entrar no estado conhecido como “loucura do guerreiro”. Nesse momento o herói tem sua força multiplicada por dez e atinge um estado incontrolável, o que o faz devastar tudo. O problema é que a fúria é tão descontrolada que pode atingir também seus amigos e aliados. (Isso é algo que gostaria muito de ver nos cinemas!)
Thor_Odinson_(Earth-616)_008

8 – Identidade Secreta.

Em suas primeiras histórias, Thor tinha comportamento arrogante e impulsivo e em uma de suas aventuras, acabou invadindo o reino dos Gigantes de Gelo e violou o tratado estabelecido por Odin. Para punir o filho e lhe ensinar a virtude que lhe faltava, este disse:
“Tu és o filho favorito de Odin! Além de valente e nobre, tua alma é imaculada! Mas ainda assim és incompleto! Não tens humildade! Para consegui-la deverás conhecer a fraqueza… sentir dor! E para isso necessitas deixar o Reino Dourado e despir-te de tua aparência divina! A Terra, lá aprenderás que ninguém pode ser verdadeiramente forte se, em realidade, não for humilde! Por um tempo não mais serás o Deus do Trovão! A tua memória também tirarei! Agora, vai! Uma nova vida te espera!”.
Thor passou a viver como o Dr. Donald Blake, com as memórias de uma vida humana, sem saber quem era na verdade. Sendo um talentoso médico, porém manco de uma perna, Thor foi, pouco a pouco, aprendendo a lição da humildade até que seu destino se cumpriu e recuperou seus poderes.
don-blake-drivers-license

9 – Nada de alter ego.

Inicialmente, o alter ego de Thor, estaria também presente no filme com Chris Hemsworth. Kevin McKidd (“Percy Jackson e o Ladrão de Raios”) esteve cotado para interpretar o personagem, mas a ideia não foi para a frente e o Dr. Donald Blake não passou de uma referência no primeiro filme do Herói.
mckidd

10 – Uma Asgard real.

Em “Thor: O Mundo Sombrio”, o cenário da Medina/ruas de Asgard é o maior cenário já construído para um filme da Marvel. É possível andar de verdade pelas ruas de Asgard e ver as lojas, os bares e o campo de treinamento.
1677462-asgard__004__01_
Com certeza existem muitas outras curiosidades sobre o Deus do Trovão e sobre seus filmes, caso conheça mais alguma, compartilhe conosco e deixe um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

THOR: 10 CURIOSIDADES SOBRE O PERSONAGEM

Embarcando na onda do novo filme do Deus do Trovão, resolvi unir diversas curiosidades sobre a história de Thor que podem ajudar a conhecer...